domingo, 22 de janeiro de 2012

Discussão do texto de Lúcia Santaella - Especialização em Mídias na Educação

A autora do texto sugerido, Lucia Santaela, deixa claro e destaca sobre as seis formações socioculturais: a cultura oral, a cultura escrita, a cultura impressa, a cultura de massas, a cultura das mídias e a cultura digital. 
    Segundo Santaela, existe no decorrer da história da humanidade um processo cumulativo de complexificação que vai sendo agregado à anterior provocando consequentemente reajustes e refuncionalizações, tendo em vista que se alguma era não for levada em consideração acaba-se perdendo especificidades importantes e reveladoras.
    Para melhor compreender as passagens de uma cultura à outra, cabe ressaltar as diferenças e características existentes entre cada categoria.
    Com base no que foi observado é importante enfatizar que a cultura oral possui uma história muito maior do que a escrita, pois a fala circula no mundo há milênios e o mundo tipográfico é mais recente. Num panorama mais amplo, tanto a tradição oral como a escrita voltaram com muita força nos dias atuais, por meio da reedição de contos, de movimentos de resgate musical, webconferências, fóruns em ambiente virtual, entre outros elementos.
    Quando se fala em cultura escrita “¹estamos nos referindo a uma ferramenta muito poderosa que permite e promove a troca de experiências, a sedimentação de valores, o aprimoramento de conhecimentos, a divulgação de informações importantes e a possibilidade de manutenção da memória.” A escrita permitiu que os pensamentos fossem registrados e transmitidos de forma fiel.
    Assim, graças à cultura impressa, “²a industrialização do livro fez com que milhões de pessoas pudessem ter acesso a um mesmo texto. Até sua invenção, poucas pessoas chegavam a possuir as raras cópias de manuscritos. Foi também com o surgimento dos livros impressos que se deu a expansão das bibliotecas e das escolas. O uso de material impresso também permitiu o surgimento da educação à distância, cuja prática institucionalizada começou a se sedimentar em vários países já no século passado.”
    A cultura de massas surge a partir do século XX e diz respeito a heterogeneidades sociais, étnicas, etárias, sexuais ou psicológicas — e veiculada pelos meios de comunicação de massa. Enfim, nos dias atuais a cultura de massa torna-se global e encontra-se ligada intrinsecamente ao poder econômico do capital industrial e financeiro. Trata-se de uma manifestação cultural produzida para o conjunto das camadas mais numerosas da população; o povo, o grande público.
    “³A cultura das mídias nasce por volta do início dos anos 80, tornando-se notória somente a partir do momento em que começa a surgir equipamentos como fotocopiadoras, videocassete, aparelhos para gravação de vídeo, equipamentos do tipo walkman e walktalk, TV a cabo, entre outros, levando a um consumo individualizado em oposição ao consumo massivo. Tais processos comunicativos nos levaram e treinaram para a busca mais seletiva de informação e o entretenimento que desejamos encontrar.”
    Podemos notar até o momento que, de acordo com a autora, a cultura das massas, cultura das mídias e cultura digital, embora se misturam, cada uma possui características próprias.
     Nos dias atuais, com a Cultura digital, surge a cultura do acesso. Vivemos a produção e a circulação da informação que é uma das marcas registradas da cultura digital. As tecnologias digitais condicionam nosso fazer. Condicionam, criam condições para que a produção intelectual se dê por caminhos e formas que não eram possíveis sem ela.
     A cibercultura é um espaço de produção coletiva, em que re-criamos os conhecimentos ao escolher de que forma os lemos. O hipertexto, esse espaço de leitura em que escolhemos em que ordem vamos ler o que está disponível, nos faz co-autores do que está na rede, na medida em que o que lemos, a ordem e as conexões que fazemos, é determinada pelo leitor.
“4A cibercultura é um espaço em que têm lugar os conhecimentos e as produções de todos os que ali desejarem apresentar o que fazem. Essa tecnologia condiciona o que fazemos na escola. Não determina, condiciona. As mudanças não decorrem do fato de termos tecnologia na escola, decorrem do que fazemos com ela, do que decidimos fazer com ela. As tecnologias digitais condicionam, criam condições novas para a produção escolar, para o fazer escolar. Contribuem para que a produção de cada escola possa ser meio. As mudanças não decorrem do fato de termos tecnologia na escola, decorrem do que fazemos com ela, do que decidimos fazer com ela.”

Fontes:
1.http://www.institutovotorantim.org.br/pt-br/entrevistas/Paginas/culturaoral.aspx
2.http://www.ccuec.unicamp.br/revista/infotec/educacao/educacao3-1.html
3.SANTAELA, Lúcia. Cultura das mídias. 4ª ed. São Paulo: Experimento, 1992 [2003a]
4. http://www.gforum.tv/board/1429/151561/cultura-de-massas.html

Um Abraço a todos!!!

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