terça-feira, 26 de julho de 2011

Plano de aula de Geografia


Curso de Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TICs
Tutora: Michela
Cursista: Franciele Angélica da Silva Naves
Unidade II: atividade 03

Plano de Aula de Geografia
Tema da aula: Cartografia
Título da atividade: Tecnologias Modernas Ligadas à Cartografia.
Série: 1º ao 6º Período do Ensino Médio
Total de alunos: 180
Nº de aulas: 09 em cada turma
Professora: Franciele Angélica da Silva naves
Professores envolvidos: História e Matemática

Objetivos:
Conhecer a importância dos mapas para a humanidade. Compreender a relação entre a superfície real e a representada em uma superfície plana (exemplo: papel) nas representações cartográficas. Identificar as diferenças entre mapa e carta, e as distinções entre os tipos de projeções cartográficas. Comparar os tipos de mapas e escalas existentese e visualizar a localização da escola em imagem real no Google Earth e na planta urbana de Catalão (papel). Verificar se os alunos compreendem as diferentes formas de representação da superficie terrestre e repetir a sequência de atividades com outros pontos significativos.

Conteúdo:

- Cartografia.
- Mapa.
- Tipos de mapas.
- História da cartografia.
- O que é um Atlas.
- Tecnologia e cartografia / sensoriamento remoto.
- Projeções cartográficas.
- Tipos de projeções.
* cilíndrica.
* cônica.
* azimutal.
- Escalas dos mapas.
* gráfica.
* numérica.
* explícita.
- Interpretação de mapas.
* legenda.
* fonte.
* escala.
* título.

Metodologias: leitura compartilhada do texto, aula expositiva, vídeos do you tube, pesquisa no webquest com o objetivo de incluir nas aulas a internet e estimular a criatividade na resolução dos exercícios propostos.

Recursos utilizados: quadro, giz, mapas, globo terrestre, papel vegetal, papel milimetrado, régua, lápis, atlas geográfico, GPS (Sistema de Posicionamento Global) computador com internet (programa do movie maker para produção de vídeos, Sites como o Google Maps e programas como o Google Earth que possibilitam a visialização de partes do globo em versão cartográfica, imagens de satélite, fotos aéreas e até em 3D - algumas vezes, com resolução que permite perceber características das construções, quatidade de árvores e até carros em uma paisagem), Data Show e Notebook.

Desenvolvimento:
1º passo: Num primeiro momento será feita a leitura dos textos, e posteriormente com o auxilio do data show e notebook com internet serão vistos vídeos do you tube sobre a evolução dos mapas, projeções e as tecnologias modernas aplicadas à cartografia.
2º passo: Os alunos irão observar o trajeto de casa até a escola, identificando pontos para localização. Em seguida transformarão a observação num croqui, tomando cuidado para represetar as referências.
3º passo: Diante do computador, a turma será dividida em grupos para explorarem o Google Maps e encontrar entre os mapas disponíveis, um que mostre a localização da escola. Os alunos serão orientados a comparar os croquis com os mapas: os pontos de referências são os mesmos? Como são identificados?
4º passo: Neste momento os alunos irão abrir o programa Google Earth e buscar uma imagem da escola. Logo em seguida fazer algumas perguntas aos alunos: O que vocês estão vendo? É a mesma visão que temos ao caminhar pelas ruas? Levar os alunos a perceber que as imagens aéreas e de satélite são a real visualização da superfície no plano vertical.
5º passo: Pedir para os alunos compararem a imagem do Google Earth com o croqui que haviam elaborado e observarem o que querem acrescentar ou modificar.
6º passo: Entrar no Webquest para resolver as atividades propostas.
7º passo: Cada aluno criar um blog para descrever todo trabalho desenvolvido nas aulas.

Avaliação:
A avaliação será contínua no decorrer das aulas e na resolução de atividades postadas no webquest e blog.

Referências Bibliográficas:
TORNAGHI, Alberto José da Costa. PRADO, Maria Elisabette Brisola. ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini de. Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC. Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional. PROINFO INTEGRADO. Ministério da Educação - Secretaria da Educação a Distância. Brasília, 2010. Segunda Edição.

MOREIRA, João Carlos. SENE, Eustáquio de. Geografia. Ensino Médio. Volume único. Scipione, 2005.

http://eproinfo.mec.gov.br/upload/ReposProf/Tur0000103728/img_upload/desafios_e_possibilidades.pdf
http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/1sf.pdf
http://www.planetaeducacao.com.br/portal/index.asp?coluna=2
http://educador.brasilescola.com/gestao-educacional/fernando-hernandez.htm
http://www.webquestbrasil.org/criador2/

Olá amigos, espero que todos estejam bem!! Respondendo à atividade 3 da UNIDADE III, sobre as etapas do meu projeto, acredito que ele esteja integrando a tecnologia ao currículo. Praticamente não fiz nenhuma mudança, apenas havia me esquecido de acrescentar os professores de outras áreas que estariam inseridos no projeto, acrescentei um pouco mais os objetivos e por fim adicionei as outras fontes consultadas.
Um grande abraço.

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